Embalagem para pó com problemas de selagem

Como é de costume, temos relatado experiências de clientes que possuem diversos problemas e nós estamos relatando um caso que é muito recorrente.

Empresas que embalam diversos tipos de produtos em pó ou contendo pó, apresentam dificuldade na garantia da hermeticidade da embalagem.

Isto ocorre, pois por diversas razões estes pós contaminam a área de selagem causando vazamentos ou mesmo o não fechamento da selagem.

Bem, existem inúmeros motivos para que isso ocorra e vamos citar alguns deles:

  • Contaminação de selagem por estática.
  • Contaminação de selagem por queda do produto fora de sincronismo do dosador.
  • Contaminação por escoamento do produto após a dosagem.

Na contaminação por selagem estática, pode ser resolvido o problema, colocando uma fonte anti estática no filme, lembrando que antes de fazer é necessário medir a intensidade e polaridade da energia estática.

Na contaminação da selagem por problema de sincronização do dosador, resolve-se facilmente o problema com o ajuste do início de dosagem com relação ao fechamento do mordente.

A contaminação por escoamento do produto, deve ser observado o dosador, pois não deve estar estancando eficientemente o sistema de dosagem ou podemos ter dificuldade da descida do produto pelo sistema da máquina. É importante verificar todo o caminho percorrido pelo produto.

Caso nada der resultado, pode-se também alterar a resina do filme de selagem (interno), existem resinas especiais que podem ajudar a selagem mesmo com contaminantes.

A DOW CHEMICAL produz resinas especiais para estes casos, é importante consultar o convertedor do filme e perguntar sobre isto.

A Modenapak pode também auxiliar nestas questões, pois pode haver a necessidade de alterar certos pontos da máquina ou mesmo um dosador ou máquina mais adequados.