Você sabe a origem do EPS (Isopor®)?

O EPS Isopor® é a marca registrada da Knauf Isopor®, o produto em si recebe o nome de EPS, um poliestireno expandido da família dos plásticos. A base do EPS Isopor® é o petróleo, que forma 2% do produto final, os outros 98% são composto de ar, portanto, a quantidade de matéria-prima é mínima e permite que o material seja 100% reciclado.

Em 1839, Eduard Simon destilou uma substância oleosa de storax, que é uma resina de âmbar liquido orientalis. Simon possuía um boticário, e os negócios o distraíam de seu experimento. Vários dias depois, ele percebeu que o styrol assumiu uma forma mais espessa e ele apelidou esse novo óxido de geleia de styry. Sem saber, ele criou uma substância que hoje assume a forma de isolamento de parede, pranchas de surfe, resfriadores moldados.

Seis anos depois, um químico inglês, John Blyth, e um químico alemão, August Wilhelm Von Hofmann, demonstraram que o processo descoberto por Simon poderia ser recriado na ausência de oxigênio. A dupla apelidou sua substância metastyrol. Seriam 80 anos antes que essa substância cotidiana desse um grande passo à frente.

A próxima parada de Metastyrol foi em 1866 quando a farmácia Macrelin Berthelot percebeu que o processo que a substância sofreu foi devido à polimerização.

Metastyrol então teve um novo nome: poliestireno. Na década de 1930, uma empresa alemã, I.G. Farben, percebeu que esta nova substância poderia substituir o zinco fundido, mais pesado e mais caro.

Após a fabricação de uma embarcação de reator, I.G. O Farben conseguiu extrair poliestireno através de um tubo aquecido com uma faca rotativa, o que o fez sob a forma de pellet (granulado).

Você sabe a origem do EPS (Isopor®)?

Em 1941, a Dow Chemical inventou um processo de isopor.

Antes de 1949, o engenheiro químico Fritz Stastny (1908-1985) desenvolveu esferas PS pré-expandidas incorporando hidrocarbonetos alifáticos, como o pentano.

Essas pérolas são matérias-primas para moldar peças ou extrusar folhas. A BASF e a Stastny solicitaram uma patente emitida em 1949. O processo de moldagem foi demonstrado no Kunststoff Messe 1952 em Düsseldorf. Os produtos foram nomeados Styropor.

Em 1954, a Koppers Company em Pittsburgh, Pensilvânia, desenvolveu espuma de poliestireno expandido (EPS) sob o nome comercial Dylite.

Fronteiras em expansão

Quando o poliestireno é exposto a um agente de expansão gasoso, ele se expande em uma espuma, que é poliestireno expandido ou EPS. As possibilidades são inúmeras, você usa este produto todos os dias – copos de café, recipientes para viagem, refrigeradores – todos eles são feitos de EPS. O segredo para EPS é ter o ar preso entre suas moléculas, estes “vazios” dão ao EPS uma baixa condutividade térmica – o calor permanece quente e o frio permanece frio.

EPS do dia a dia

EPS é forte e leve, tornando-se um excelente material de construção e isolador em sistemas de painéis. Os arquitetos usaram o EPS há anos como pilares sem carga em edifícios, museus e casas. Se você já assistiu um filme ou foi a uma peça, muitos dos adereços e fundos foram provavelmente construídos com EPS.

EPS para o meio ambiente

No passado, alguns EPS continham CFCs, considerados prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos. Agora, graças a métodos mais ecológicos, o EPS não contém mais CFCs. Outra característica amigável à terra é que o EPS pode ser reciclado.

O PS (Poliestireno), quando não é expandido (EPS), tem características ópticas excelentes, a cristalinidade deste polímero é fantástica e utilizamos muito em nosso dia-a-dia.